RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Frango assado no forno

Existem refeições que nos confortam e transportam para a nossa infância. Como todos os miúdos, peixe era coisa que não apreciava muito, peixe cozido era um suplício para comer.

O que não tem nada a ver com o meu paladar agora.. Adoro uma boa posta de garoupa cozida com feijão verde.

Mas, não estou aqui para falar de peixe, mas sim de uma das minhas refeições favoritas desde miúda… Do belo frango assado no forno! Sempre foi um pitéu, e quando a pele está bem cozinhada e estaladiça, meu deus… Até já estou a ficar com água na boca!

Sendo esta uma refeição que tanto eu e o meu companheiro adoramos, é presença habitual na mesa. Tenho várias amigas que me perguntam como cozinhar no forno, porque demora muito tempo ou porque não ficam com a pele tostada… Por isso, venho partilhar convosco como preparo o frango no forno…

As imagens que vos trago é de meio frango assado. Este é da “criação” do meu pai e como era um pouco grande demais para caber no frigorífico, dividi ao meio.

Ingredientes:

  • Frango
  • Sal
  • Pimentão doce/Colorau
  • 1 caldo Knorr de galinha
  • 0,5l de água
  • Azeite q.b.
  • 1dl de vinho branco


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 220ºC.

Ferver a água, colocar num recipiente e introduzir o caldo Knorr.

Barrar o frango com sal, por dentro e for fora, e de seguida com o pimentão doce. Deitar um fio de azeite sobre a carne, e depois 0,5 dl de vinho branco. Por fim, deitar metade do caldo por cima do frango.



Se quiserem podem assar batatas e cebolas pequenas na mesma travessa. Costumo fazer isso num almoço de domingo. A única coisa a mais que faço é temperar as batatas com sal e polvilhar com colorau antes de começar a adicionar os líquidos (azeite, vinho branco e caldo).

Levar ao forno durante 45/50 minutos (depende de cada forno), e findo este tempo, virar o frango para cozer a parte de dentro. Asso o frango aberto (apenas um golpe para o abrir). 

Voltar ao forno durante mais 25 minutos e acabando este tempo, voltar a virar e ir ao forno durante mais 15 minutos, pelo menos para a pele ficar bem estaladiça. Eu costumo deixar 20 minutos.



Aqui está o resultado final, com uma bela salada :)


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: