RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Almondegas maravilha!



Desde miúda que adoro almondegas! E com esparguete como acompanhamento… Era sempre uma delícia quando me aparecia à mesa como refeição.

No entanto, aguçava-me sempre o apetite quando via filmes com “gangsters” italianos a comerem aquele spaghetti com molho de tomate e as almondegas…

Por ocasião de ir de férias com o meu gaijo, andei a fazer pesquisa de receitas e aproveitei a oportunidade por tentar encontrar uma receita que me enchesse as medidas. E de facto, encontrei-a aqui. Apesar do tempo que demora, vale bem a pena, já que o molho fica delicioso e as almondegas desfazem-se na boca…

Cada vez que as faço, são um êxito.

Aqui está a reportagem fotográfica da receita

Ingredientes:

Almondegas

  • 0,5 kg de carne picada
  • 1 chávena de pão ralado
  • 1 colher de sopa de salsa seca
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado (eu não meto pois o meu companheiro detesta queijo e confesso que não sinto a falta)
  • 1/3 de colher de chá de alho em pó
  • Pimenta moída q.b.
  • 1 ovo batido


Molho de tomate

  • 1 cebola grande ou 2 médias picada
  • 5 alhos grandes esmagados
  • ¼ de chávena de azeite (eu meto a olho)
  • 2 latas de tomate pelado
  • Sal q.b.
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de sopa de pasta de tomate
  • ¾ de colher de chá de manjericão seco
  • Pimenta q.b.


Preparação:

Numa tigela colocar a carne, o pão ralado, a salsa, o alho picado, a pimenta e o ovo batido e misturar tudo. Moldar a carne em bolas pequenas e passar novamente com pão ralado.



Esta quantidade dá para 20 almondegas pequenas.



Reservar no frigorífico.

Num tacho, em lume médio alto, colocar a cebola picada, os alhos esmagados e o azeite e refogar até a cebola ficar translúcida.



Adicionar os tomates, o sal, o açúcar e a folha de louro. Tapar e diminuir o lume para lume brando e deixar cozinhar durante 90 minutos.


Nessa altura, adicionar a pasta de tomate, a pimenta e almondegas. Voltar a tapar e deixar a cozinhar, também em lume brando, durante mais 30 minutos.



Sei que é muito tempo ao lume, mas vale bem a pena… Então para um almoço de domingo, é delicioso.

Acompanhei com fusilli longhi da garofallo… Experimentei esta massa já há algum tempo e confesso que fiquei fã. Embora nós digamos que vamos comer o meu cabelo, já que parecem mesmo caracóis :P



Espero que gostem e que a foto com que me despeço seja convidativa a experimentarem.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Andreia Cambez said...

um dos meu pratos favoritos desde sempre :)