RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Bifinhos de Porco com Queijo

Bem, eu já andava com saudades de vir aqui ao blog e mostrar as minhas aventuras culinárias, mas a preguicite é tanta que se passaram dois anos!!! E a biblioteca de imagens não parou de aumentar!!! :P

Como tive algum incentivo, prometo que vou tentar partilhar convosco algumas das iguarias que são feitas aqui em casa e para levar para alguns jantares de amigos.

Hoje, fui procurar uma receita aos livros que actualmente considero ser uma biblia na cozinha. O culinarium da Vaqueiro. As receitas desses livros também estão disponíveis no site da Vaqueiro, e a receita de hoje foi Bifinhos de Porco com Queijo. Confesso que é um pouco para a engorda, mas há sempre escolhas mais magras para diminuir a quantidade calórica, que foi o que eu fiz.

Quando estava a comer, lembrei-me de outra forma como esta receita ainda pode ficar menos calórica, mas isso será outra receita!

Espero que gostem!

Ingredientes:

· 6 bifanas de porco

· Sal

· Alho

· Pimenta

· 60 g de margarina

· 100 g de cogumelos

· 2 colheres de sopa de vinho do Porto

· 4 fatias de queijo flamengo (utilizei queijo magro)

· 2 dl de natas (utilizei natas de soja light)

· 0,5 dl de leite (utilizei leite magro)

· noz moscada

Preparação

Temperar as bifanas de porco com o alho picado, sal e pimenta. Eu utilizei este sal, que já tem piri-piri e é muito bom para carnes. Usado em moderação, não se nota o picante.

Photobucket

Photobucket

Fritar as bifanas de ambos os lados na margarina (eu praticamente só utilizo azeite.). Retire as bifanas e, na mesma gordura, salteie os cogumelos, previamente lavados e cortados em lâminas. (Eu comprei-os já laminados)

Photobucket

Photobucket

Cortar as bifanas em tirinhas (eu cortei em tiras quando a carne ainda estava crua, para que fossem largassem mais água na fritura), adicionar os cogumelos e o vinho do Porto.

Colocar num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa e cobrir com as fatias de queijo.


Photobucket

Misturar as natas e o leite e temperar com sal, pimenta e noz moscada (eu só utilizei a noz moscada, porque aqui em casa, comemos as coisas com pouco sal) e deite por cima da carne coberta pelo queijo. Levar ao forno a 200º C durante cerca de 20 minutos.

Aqui fica a foto dos bifinhos já cozinhados e outra no prato com batata frita e uma bela salada de tomate.

Photobucket.

Photobucket

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Luísa Alexandra said...

Fazes muito bem em continuar a mostrar estas delícias, eu gosto imenso de aqui vir!!!!!
Beijinho.

moranguita said...

hum tao bom:-)
beijinhos

Xana said...

Que bom ver-te de volta e animada :)...
Que giro, já tinha esta escolhida no menu semanal :)..
Ficou excelente.. beijinhos e não desapareças outra vez :)