RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Experiências com a Actifry

Uma das coisas que me atraiu na actifry, foi a versatilidade da máquina, pois para o valor que ela custa, não compensava só para fazer batatas fritas!

A minha mentora da actifry, RUTE, faz inúmeras refeições nesta máquina, e uma que me chamou logo à atenção foi os folhados de salsicha. Ela utilizou salsichas vegetarinas, mas eu já fui para as salsichas de frango. :P

E de facto, é muito simples fazer estes folhados. Tinha uma placa de massa folhada a acabar o prazo e enrolei pedaços das salsichas já cortado na massa. Coloquei na actifry ligeiramente separados uns dos outros e programei 20 minutos.


Photobucket

O resultado é este. Uma delícia.


Photobucket

Uma das minhas curiosidades com a actifry era se esta fritava salgados, isto é, os rissóis, os croquetes, etc., já que eu sou GULOSA por eles. E como fazem muito mal à saúde, raramente os como, pois também não gosto do cheiro de fritos que fica pela casa. Várias pessoas já experimentaram fazê-los na actifry e uma das queixas era que os salgados não ficavam dourados como ficam quando são fritos na fritadeira. Para tentar contornar este facto, resolvi utilizar o pulverizador que comprei recentemente. Para cada salgado que tinha, pulverizei para um pires azeite. Neste caso, tinha 14 salgados para fazer, carreguei 14 vezes no pulverizador e como podem ver na foto abaixo, a quantidade de azeite utilizada foi muito pouca!

Photobucket

Pincelei todos os salgados, e comecei por meter as chamuças na actrifry. Programei 20 minutos e ao fim de metade do tempo, virei-as para que podessem fritar do outro lado. O resultado foi este:

Photobucket

Enquanto as chamuças estavam a fritar, fiz o mesmo procedimento com os rissóis e com os croquetes. Programei o mesmo tempo na actifry e virei-os quando passaram 10 minutos.

Photobucket

Aqui está o resultado final:

Photobucket

Como podem ver, os rissóis rebentaram e não ganharam muita cor. O mesmo se passou com as chamuças. Outro facto que reparei foi que há uma zona da actifry que ganha mais calor, pois os salgados e folhados que ficaram nessa zona ganharam cor mais rapidamente.

Quanto ao sabor, gostei das chamuças e dos croquetes, mas achei que a massa dos rissóis não estava bem cozinhada. Da próxima vez, vou experimentar dar 2 pulverizações por salgado a ver se ganham um pouco mais de cor, e em relação aos rissóis, vou deixá-los estar mais tempo e virá-los mais vezes para ver se não rebentam.

Aqui fica o meu pratinho com uma bela salada de alface.

Photobucket

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Apok@lypsus said...

Penso que para este tipo de salgados, a Actifry não é muito indicada porque o calor que debita (a seco), não é suficiente para "fritar", em condições, croquetes, rissóis, chamussas e afins. Talvez no forno fiquem melhores, isto para evitar a gordura dos fritos na fritadeira... qualquer dia experimento "estragar" uns salgados e fazê-los no forno eléctrico...

gasparzinha said...

Eu não tenho actifry,mas aqui não faltam experiências!

Menos gordura é sempre bom, e assim pode-se cometer estes pecadinhos mais vezes. :)

RUTE said...

Querida Claúdia,

obrigada pelas tuas palavras (eh eh eh mentora, até fiquei babada).

A Actifry para folhados é espetacular, não é?

Já testaste os pasteis de massa tenra? Ficam especiais. Tens lá na etiqueta Actifry do meu blog, vários pasteis de massa tenra (azevias de várias coisas).

Croquetes ainda não experimentei.

Beijinhos.

ameixa seca said...

Ficam pálidos, né? Eu não tenho actifry e não sou fã desses fritos... mas acho uma maquineta engraçada!

Isabel Pisoeiro said...

Eu já experimentei as chamuças e até ficaram boas, um pouco douradinhas :) Os rissois que fiz também rebentaram... não ficam grande coisa. Mas os croquetes ficam óptimos!