RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Bolo de Claras com Chocolate

Depois de inúmeras receitas cujos ingredientes incluíam apenas as gemas, fiquei com uma boa quantidade de claras congeladas para gastar. Ora, em Janeiro, eu vi uma receita no Fórum Bimby 4 ll que adorei e resolvi experimentar.

A receita é da autoria da Carocas do Fórum Bimby, mas quem postou no Bimby 4 all foi a Chocogirl. Ela efectuou algumas alterações, que as segui e o meu bolo tem a particularidade de não levar coco, já que nós não somos muito apreciadores dele.

Aqui fica a minha experiência.

Ingredientes:
  • 10 claras
  • 200 gr de açúcar (para esta quantidade de claras, a quantidade indicada seria 250 gr, mas eu gosto sempre de roubar. Se não gostarem dos bolos muito doces, podem tirar mais 25 ou 50 gr, pois ainda achei o bolo doce demais para mim)
  • 75 gr de farinha Maizena
  • 63 gr de farinha para bolos
  • 100 gr de margarina
  • 63 gr de chocolate
  • 1 1/4 colher de chá de fermento

Preparação:

Introduzir as claras congeladas na Bimby e dar com uns toques com o botão turbo até as desfazer. Colocar a borboleta nas lâminas e programar 7 min na velocidade 3 à Temp. 37ºC. Quando terminar este tempo, introduzir o açúcar e programar 1 min na velocidade 3 à mesma Temp.

Photobucket

Em seguida, colocar a farinha, a maisena e o fermento e programar 3 segundos na velocidade 3. Depois juntar o chocolate e a margarina derretida e programar 3 segundos à velocidade 3. Caso seja necessário, misturar melhor com a espátula.Deitar o preparado numa forma untada e polvilhada e levar ao forno pré-aquecido a 180º.

Photobucket

Se quiser, pode cobrir este bolo com uma calda de chocolate (basta derreter chocolate com leite até obter a consistência desejada).

Aqui fica o resultado final.

Photobucket

Photobucket

Print this post

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

7 comentários:

ameixa seca said...

Também tenho claras congeladas! É uma óptima forma de as aproveitar e deve ficar bem fofinho :)

Cinha said...

Dá para mandar uma fatiazinha???
Beijinhos.

Isabel Pisoeiro said...

Que lindo bolinho, ficou com óptimo aspecto!! Eu cá gosto de côco e quando fizer esta receita vou adicioná-lo! :P
Já comia uma fatia pro lanchinho hehe... beijocas!

Luísa Alexandra said...

Olha vês que óptima maneira de aproveitar as claras???
Ficou lindo!

Mary said...

Nunca me passou pela cabeça usar o chocolate com os bolinhos de claras, uma belíssima ideia!
Aposto que fica bem fofinho (e saboroso, claro)! :)

G de Guloseimas said...

Eu adoro esse bolo mas como gosto muito de coco não o dispenso. O meu namorado também não aprecia coco mas sempre que o faço come-o todo!

mesa para 4 said...

Leve e fôfo...que delícia...