RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Arroz de Polvo

No Natal, é tradição beirã comer na noite de consoada arroz de polvo e bacalhau com batatas e couves cozidas. Como este ano passei o Natal em minha casa com os meus sogros, decidi manter a tradição e fiz estes dois pratos. Andei à procura de uma receita de arroz de polvo para fazer na Bimby e no Fórum Bimby 4 All encontrei esta receita, que é da autoria da Maria João.

A receita é tão boa, que resolvi repetir e aproveitei e fiz a reportagem, já que na noite de consoada não tinha cabeça para nada. Fiz umas pequenas alterações, mas nada de signficativo. Deixo-vos a minha experiência

Ingredientes:
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 2 tomates
  • 40 gr de azeite
  • 1 folha de louro
  • Pimenta q.b.
  • 100 ml de vinho (ou um copo medida da bimby)
  • Água de cozer o polvo q.b. (a quantidade que utilizei foi 950 gr)
  • 800 gr de polvo cozido
  • 250 gr de arroz carolino (para arroz malandrino gosto de utilizar esta qualidade)
  • Coentros picados

Preparação:

Picar os tomates durante 5 seg na velocidade 5 e reservar. Picar a cebola e os alhos durante 5 seg na velocidade 5, adicionar o azeite e refogar durante 5 min à Temp. 100ºC na velocidade 1.

Photobucket

Enquanto fazia o refogado, eu tinha pesado previamente o arroz no cesto, pois gosto de o utilizar para remover a goma ao arroz. Aproveitei e cortei o polvo aos pedaços. Estes polvos eu tinha cozido quando fiz polvo à lagareiro e congelei estes dois na água de os cozer. No dia em que quis fazer esta receita, foi só deixar a descongelar e estavam prontos a utilizar.
Photobucket

Quando a cebola e os alhos acabarem de refogar, introduzir o tomate, o louro e a pimenta e programe mais 10 min à Temp. 100ºC na velocidade colher inversa. No fim deste tempo, adicionar o vinho e deixar ferver durante 3 min à Temp. 100ºC na velocidade colher inversa. Depois, junte água de cozer o polvo e leve-a a ferver. (Eu para conseguir que a água fervesse, programei 10 min na velocidade colher inversa para atingir os 100ºC). Quando vir que a água está a ferver, introduzir o arroz e programar 15 minutos à Temp. 100ºC na velocidade colher inversa.

Photobucket

Por último introduzir o polvo e os coentros picados (eu utilizei coentros que piquei e congelei) e programar mais 5 minutos na mesma Temp e velocidade.

Photobucket

Aqui fica o resultado final. Aconselho esta receita, o arroz fica muito saboroso!

Photobucket
Photobucket

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

20 comentários:

mesa para 4 said...

O aspecto é delicioso...que rico arrozinho...

PEPERMINT... said...

DEIXEI-TE UM DESAFIO NO MEU BLOG

argas said...

Que arrozinho delicioso!

The Star said...

Adoro arroz de polvo. O teu ficou com óptimo aspecto.
Neste fds comi pela 1ª vez, lampreia com arroz de cabidela. Delicioso!!!

RUTE said...

Hummmm arroz de polvo é tão bom! Ai que saudades...

Mudando de assunto: tens um selinho no meu blog para apanhares e para atribuires a 7 super cozinheiras :-)

Beijokas.

ameixa seca said...

Adoro arroz de polvo mas já não como há muito tempo. Até fiquei com água na boca :)

moranguita said...

esta tao maladrinho este arroz como eu gosto.
beijinhos e bom fim de semsana

Mary said...

CSS, a frutose compra-se nos hipers, por ex. no Pingo Doce, 250g custa 1.35€.
Mas deixemo-nos de doçuras, que este teu arroz está divinal, fica malandrinho como eu gosto e com polvo que adoro (aliás, gosto de todos os moluscos)! Já almocei, mas ainda provava umas garfadas...
Os pedacinhos de polvo estão a piscar-me o olho...Hehehe:)

Isabel Pisoeiro said...

Mas que bom aspecto tem esse lindo arroz!! Adoro esta refeição, já tenho saudades! Nunca fiz esta receita, tenho de experimentar, deve ser óptima!! Bjs.

Xana said...

K bom aspecto com esse molhinho todo :)...
bjinhus

Isabelocas said...

Gosto muito de arroz de polvo e já não como há tanto tempo, e o teu está mesmo como eu gosto.
Bjos

Nani said...

Que prato delicioso e a pedir para ser devorado, pudera ser eu, bjs.

Canela said...

Olá Claudia
Essas fotos vieram despertar esta receita,que nao faço há muito....
Bj

Naninha said...

Aqui não temos este costume no natal.
Ótima receita por sinal!
Beijos

RUTE said...

Ó minha amiga,

tenho dado pela tua falta. Onde andas? Estás bem? Estás a tirar umas férias do blog?

Não sei se acompanhaste a loucura de participações no dia Vermelho. Será que podemos contar contigo para dia 29 Abril, dia Verde?

Beijinhos e aparece.

HAZEL said...

Olá!
Gosta de música dos anos 80?
Passe pelo meu blog, pois tenho lá uma festa a decorrer até Domingo à noite.
Está convidada!

Um abraço!

G de Guloseimas said...

Mais um pratinho do qual eu sou fã...

amelia said...

é a 1ª vez que visito e confesso que acho muito difícil de ler,por ter cor de fundo escurocom letras também escuras.Parece-me muito interessante pois há muito pouco tempo conheci a Bimby e penso comprar uma para o fim do mês.Talvez volte a visitar, mas gostava de ler melhor.Desculpe a sinceridade.

amelia said...

gostei muito de visitar pela 1ª vez o seu blog que me parece muito bom e interessante uma vez que conheci Há pouco a bimby e estou a pensar comprar uma para o final do mês. No entanto, não consigp ler com facilidade por causa das cores. São muito bonitas, mas escuras, principalmente as letras, desculpe a sinceridade.

Andreia Cambez said...

O que é feito da menina que nunca mais postou nada??? ;)
Jinhusss