RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Mais Nostalgia

Na passagem de fim de ano, fui com uns amigos para Porto Côvo.

Nos nossos passeios pela vila, entrámos num mini-mercado ao que me deparo com estas duas caixas:

Photobucket

Photobucket

Desde o início da minha adolescência que nunca mais vi estas farinhas à venda.

A minha favorita e do meu irmão, nem eram estas duas, mas sim a mítica Farinha Amparo, especialmente pelos brindes que traziam.

Quem não se lembra de dizer frases tipo "Saiu-te a carta na Farinha Amparo!!!"

É óbvio que mal vi estas caixas, apressei-me a comprar e ontem para o meu pequeno almoço, foi uma porção da Farinha Predilecta.

Fica aqui a reportagem da "confecção" desta iguaria de infância:

Para 1 pessoa:

Num tacho colocar um pedaço de casca de limão, e adicionar 250 ml de leite.

Photobucket

Adicionar duas colheres de sopa ao leite e dissolver. Levar ao lume e mexer sempre até atingir a consistência de uma papa.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Aqui fica o resultado já numa taça pronto a comer!

Photobucket

Para mim, a melhor parte destas farinhas é a capa que se forma por cima. Tento sempre deixar para o fim! :P

Photobucket

Há muita gente que mete açúcar na preparação destas farinhas, mas eu dispenso, apesar de constatar que a Farinha Predilecta não é muito doce.

Durante os próximos tempos, o meu pequeno almoço de domingo vai ser estas farinhas! :D

Print this post

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

6 comentários:

Isabel Pisoeiro said...

Eu realmente não me lembro destas farinhas... Mas eu nem era adepta de papas. Mas pelo aspecto deve ser mto bom!! :p

Tina said...

Ai amiga....que saudades...!! E o que eu gostava também dessa capa que se formava...

ameixa seca said...

Desconhecia estas farinhas. Mas tem bom aspecto essa espécie de leite creme escurinho :)

PEPERMINT... said...

ui, ui...
que saudades que tenho destas belas papas....agora até que ia um pratinho bem quentinho....
Recordar é Viver....

ocozinheirodatreta said...

Nããããããoooooooooooooooooo!!!
A minha querida Farinha Amparo, companheira de todas as manhãs de há 55 anos... e os bonecos... apalpava-se a tampa para ver se "descobríamos" o que tinha lá dentro para não ser repetido!
Essa "capinha" era uma delícia! Bastava ela sair do lume e ficar um pouquinho ao ar e a "capinha" lá estava ela toda gostosa... huuuuummmmmm!
Onde arranjou essas caixas que eu também nunca mais vi isso à venda? Lembro-me que a Farinha 33 tinha um tipo com um corpo musculoso a segurar umas correntes... já não é igual à que aqui mostra.
E a Farinha Predilecta, na Rádio o anúncio era: Farinha Predilecta, para o avô e para a neta...
Que tempos, meu Deus!
Obrigado por me ter feito sonhar um pouco... de olhos acordados.
Bjs

RUTE said...

Pura Nostalgia!

Sabe tão bem encontrar esses produtos antigos no mercado.

Eu cheguei mesmo a visitar a fabrica aqui na Avenida Ferreira Borges em Lisboa. Ou era a fabrica ou os escritorios, já não me recordo. Sei que nesse dia deram-me vários brindes.

A Farinha Predilecta foi o nosso MC Donalds. Não entendo porque não fazem mais produtos saudáveis com brindes!!!

E o Presto? Lembram-se dos copos do Presto e dos gulotões? Não tem nada a ver com alimentação mas...eram brindes uteis.

CSS deixei-te um desafio no meu blog: 5 Manias, 5 Desafios.

Beijinhos.