RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Arroz de laranja

Eu tinha lá em casa, uns restos de leitão que comprei para um jantar da semana passada.

Como não gosto de estragar comida, aproveitei para o jantar de terça.

Tinha visto na revista da teleculinária especial robot de Dezembro uma receita de arroz que me pareceu ser perfeita para acompanhar o leitão.

Essa receita era o arroz de laranja.

Eu utilizei os ingredientes que eles indicaram, mas alterei as quantidades e em vez de fazer no copo, fiz como se tratasse do arroz branco, por isso aqui fica a minha experiência:

Ingredientes:

  • 400 g de arroz (agulha, vaporizado, basmati, a qualidade que mais gostarem)
  • 1 laranja
  • 8 dl de água (para este método de confeccionar tive que adicionar mais 1,5dl de água durante a cozedura)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • Sal
  • 30 g de azeite

Retirar a casca da laranja de forma a sair só o vidrado:

Photobucket

Colocar a casca no copo e pulveriza-la, primeiro dando uns toques na turbo e em seguida 15 segundos na velocidade 5-7-9. Eu precisei de repetir este procedimento 3 vezes e mesmo assim não ficou como eu queria, como podem ver na foto abaixo:

Photobucket
Cortar a cebola em quartos e introduzir no copo, juntamente com os alhos.

Photobucket

Picar durante 5 segundos na velocidade 5. Juntar o azeite e refogar durante 3 minutos a 100ºC na velocidade 1.

Photobucket

Findo esse tempo, colocar o cesto com o arroz no copo da bimby e deitar a água bastante quente (eu aqueci no jarro eléctrico) e o sumo da laranja. Programar 20 minutos a 100ºC na velocidade 4. Eu precisei de 20 minutos porque utilizei arroz vaporizado, por isso se quiserem utilizar agulha, programem 17 minutos.


Photobucket

Aqui está o arroz com a perna do leitão!

Garanto-vos que é uma óptima combinação pois ajudou a cortar o sabor da gordura do leitão.

Arroz de laranja com leitão

São servidos?

Print this post

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 comentários:

Luísa Alexandra said...

Nunca tinha ouvido falar de Arroz de Laranja!
E olha que realmente aí com o leitão ficam uma juncção excelente... a experimentar, sem dúvida!

ameixa seca said...

Eu já comia. Só jantei uma sopinha :)

Xana said...

Olha k boa ideia... Nunca tinha pensado em tal coisa... :)
bjinhus

Isabel Pisoeiro said...

Esse arroz de laranja deve ser mesmo bom, e com o leitão deve ter ficado excelente!!
Tem óptimo aspecto, quer o arroz quer o leitão!! :P
Um dia tenho de experimentar... bjinhos!

Mary said...

Uma novidade este arroz...nunca vi nada semelhante! Mas se dizes que é bom, há que experimentar! :)