RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Investigação Nacional

Hoje deparei-me com uma notícia que me fez ficar de boca aberta.

De vez quando dirijo-me à página da minha faculdade e nas notícias vejo a foto de uma das minhas professoras. Já sabia que ela tinha estado na televisão a dar entrevistas por de um projecto que ela era responsável.

A professora em questão chama-se Elvira Fortunato e ela é Directora do Cenimat que é um centro de investigação científica, na área dos materiais, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Um dos projectos desenvolvidos e que deixou o mundo científico de boca aberta e muito curioso face ao que esta equipa conseguiu, foi a criação de um transístor de efeito de campo em papel.

Normalmente, os transístores são feitos de silício.

Mas para além de anunciar este transístor a professora foi distinguida com o 1.º Prémio de Engenharia do European Research Council no valor de 2,25 milhões de euros atribuído ao Projecto “INVISIBLE”.

Nada mau...

Nunca um investigador português ganhou um prémio tão alto.

Quero deixar aqui uma palavra de parabéns à Professora Elvira e a toda a equipa que trabalha com ela.

O que se constata é que as nossas universidades estão cheias de potencial humano, a FCT-UNL, mas em todas as outras, no IST, na FCT-UC, na Universidade de Aveiro, só para falar de algumas, temos equipas de investigadores que podem contribuir para um maior desenvolvimento da nossa indústria. Este potencial é de aproveitar e não deixarmos fugir os "nossos cérebros".

Bem, deixo aqui o link para quem quiser ler a notícia.


Print this post

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS