RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

Kiva

Depois de uma longa ausência...

Resolvi voltar a escrever no meu blog...

No primeiro post que vou escrever, após uma longa ausência, vou voltar a falar de sites que considero serem de grande importância.

Já vos falei num post anterior sobre a associação KIVA e como o blog Presentes Perfeitos iria contribuir com $1 por cada link que o menciona-se. Adorei esta ideia, e coloquei o link para o blog Presentes Perfeitos.

Mas não fiquei satisfeita. Quis saber mais sobre esta organização. Dirigi-me ao site deles e inscrevi-me.

Fiquei a saber mais sobre o microcrédito, e como, em países emergentes, os bancos nesses países exigem garantias que a maioria das pessoas não possuem e que cobram taxas de juro na ordem dos 70% para cima. Se nós já nos andamos a queixar que pagamos juros demasiados alto num crédito à habitação, que está nos 5%, ou mesmo, num crédito para consumo que anda na ordem dos vinte e tal por cento, imaginem o que é querem construir uma vida melhor e saberem que se querem 100€, têm de devolver ao banco 170€ num ano. Se querem um prazo maior, vejam quanto não é.

Eu acredito que as pessoas conseguem lutar se tiverem as ferramentas necessárias. Saber que há pessoas que querem ter um pedaço de terreno para cultivar vegetais, ou para ter uma vaca leiteira que lhes permitirá obter um rendimento ao fim do mês e que não podem ter devido aos elevados juros de empréstimo, revolta-me.

Por isso, ainda bem que há instituições de microcrédito, que emprestam pequenas quantias de dinheiro - face aos nossos empréstimos - a pessoas que desejam trabalhar para ter uma vida melhor.

Passado um ou dois meses de me ter inscrito fiz o meu primeiro empréstimo, $25 que, na altura era equivalente a 17€. Fiquei felicíssima. Fiz outro empréstimo logo a seguir. E queria que todas as pessoas que pediram empréstimos os vissem concluídos o mais rapidamente possível. Só sei que fiz 5 empréstimos, quase sem dar conta. E queria emprestar mais, mas também tenho as minhas dificuldades, como tal tomei a seguinte decisão, o dinheiro que tinha emprestado já não era meu, pois assim que um empréstimo fosse pago, esse dinheiro seria aplicado numa outra pessoa.

No dia 20 de Julho o primeiro empréstimo que fiz foi pago. A sensação de ter contribuido para a melhoria da vida de alguém foi incrível. Nesse mesmo dia, fiz outro empréstimo para outra pessoa necessitada. E pretendo continuar a fazer. Espero poder aumentar o número base de emprestimos, para que possa ajudar mais pessoas.

Se pensarmos, muitos de nós gastamos 17€ num mês em coisas que não necessitamos e que muitas vezes nem chegamos a usar. E 17€ fazem uma grande diferença na vida de uma pessoa.

Todos nós estamos a passar por dificuldades, mas agora imaginem, quem nada tem as dificuldades que passa.

Nem que seja por curiosidade, dêem uma vista de olhos no site da kiva.


Print this post

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Isabel Pisoeiro said...

Ora aqui está uma rapariga (e boa rapariga) muito solidária e amiga dos seus amigos!!
Parabéns por este belissimo post, depois de tanto tempo sem escrever...
Continuação de boa escrita, quero ver mais posts!!
Beijinhos!!

The Star said...

Olha que coisa bonita tu estás a fazer. Tenho de dar uma vista de olhos no site.
É uma excelente iniciativa. :)
Bem-vinda de novo aos posts. ;)