RSS

"Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança"

25 de Abril

Ontem foi feriado...

Sabe muito bem um feriado a meio da semana para quebrar a rotina... nem que seja para descansar...

Todos nós gostamos de ter feriados, mas cada vez mais não sabemos que feriados são... Tudo bem, os feriados católicos consigo perceber que nós não saibamos o significado do "Corpo de Deus" ou "Assunção da Nossa Senhora"...

Agora, os feriados que dizem respeito à nossa história como nação... Faz-me muita confusão...

A minha sobrinha mais velha tive como trabalho de casa fazer uma quadra sobre o 25 de Abril... Ela tem nove anos e não lhe ensinaram nada sobre o 25 de Abril...


Ela questionou os pais, que feriado era este e o meu irmão e a minha cunhada, tomaram a decisão de telefonarem para a avó pois ela tinha vivido o 25 de Abril .

Nasci depois da Revolução dos Cravos, mas para mim este dia está cheio de significado pois foi um dia onde conseguimos muitas das coisas que tomamos por garantidas. O direito à expressão, à crítica sem ter medo de repersálias, o direito ao voto, coisa que anteriormente não o tinhámos, o direito ao ensino, pois só estudava quem tinha dinheiro, o direito a poder beijar a pessoa que se ama sem medo de ser preso, o direito ao convívio com os amigos, pois antes do 25 de Abril não se podia estar nos cafés com muitos amigos, pois podia estar a decorrer uma reunião ilegal...

Custa-me que este dia diga cada vez menos aos jovens...

Li hoje esta notícia(http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=801736&div_id=291) e creio que este livro possa abrir mais a mente das pessoas para o que era antes do 25 de Abril.

Arrepia-me sempre que ouço alguém dizer que no tempo de Salazar é que era bom... faz-me ver que somos um povo de memória curta...

Nós hoje temos todas estas liberdades porque alguns homens sonharam ser livres, sonharam ter o que nós temos, e tornaram-no realidade com uma revolução quase pacífica, pois 4 pessoas morreram quando a polícia política dispararou sobre um grupo que se manifestava à porta das suas instalações.

O meu sonho para a nossa geração e gerações mais jovens é que tivessem um maior conhecimento sobre a vida antes do 25 de Abril e o impacto que este dia teve nas nossas vidas.

Espero que se torne realidade!


Print this post

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

home_alone said...

olá!
venho agradecer-te teres passado no meu cantinho e dizer-te que tenho todo o gosto em trocar receitas!
beijinhos.